O Inventário de Fauna é parte obrigatória no Licenciamento Ambiental.
Com esse estudo ambiental é informado quais espécies ocorrem na área de um empreendimento, riscos de extinção ou danos, impactos e medidas mitigadoras para cada grupo taxonômico. Quanto melhor o levantamento de fauna mais chances o processo de licenciamento ser aprovado e a licença ambiental liberada.
Durante a instalação de atividades é necessário que um profissional da área acompanhe as ações para manejo, segurança da fauna e da equipe, seguindo o Plano de Manejo de Fauna delineado.
A Apoema é a empresa pioneira em estudo de fauna para projetos de carbono no estado do Amazonas, com foco especial nos programas REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) e CCB (Climate, Community & Biodiversity Standards), é necessária a realização de inventários de fauna como parte desses projetos. A abordagem abrangente é utilizada para avaliar o sucesso e garantir a efetividade das iniciativas.
O estudo focado em pesquisa e conservação da biodiversidade fornece informações críticas, fundamentais para formulação de estratégias de conservação e restauração de ecossistemas.
Com a A Apoema, seu empreendimento estará fortalecido com o comprometimento de mudanças positivas, visando a contribuição para um futuro mais sustentável.
Para começar, é preciso entender o que é o Monitoramento Ambiental. A ideia é bem simples: trata-se de um conjunto de processos para a coleta de dados de forma contínua e sistemática, com o intuito de acompanhar a evolução das variáveis ambientais, que podem ou não se alterar, positiva ou negativamente, em decorrência de ações do homem ou mesmo alterações naturais, em determinado local.
O objetivo é identificar, avaliar e controlar a qualidade ambiental de determinado ambiente visando a adoção, quando necessário, de medidas de mitigação, recuperação, melhoria ou manutenção da qualidade ambiental.
Portanto, o Monitoramento Ambiental tem um objetivo muito claro. O foco é desenvolver e implementar soluções de correção, recuperação, preservação e conservação dos diversos ambientes.
O Monitoramento Ambiental é uma ferramenta de controle que pode ser aplicada em diferentes atividades dentro da Consultoria Ambiental, em grande ou pequena escala, sendo amplamente utilizado para:
Para isso, o Monitoramento Ambiental é adequado conforme a necessidade, sendo observados os dados e parâmetros pertinentes ao caso, levando em consideração a atividade desenvolvida e os fatores necessários para se manter a qualidade ambiental do local, recursos ambientais e população.
Normalmente, o Monitoramento Ambiental é feito em escalas, com reações específicas para o grau de alerta de determinado ambiente, podendo ser resumidos e divididos em micro escala e macro escala.
O primeiro é o em micro escala. É aquele em que o escopo é mais específico, por exemplo, uma fábrica que emite gases cujo impacto precisa ser estudado. Neste caso, o objetivo do monitoramento é garantir que as emissões atmosféricas do empreendimento atendam a legislação pertinente, não prejudicando a qualidade ambiental local.
Já o estudo em macro escala, tem um escopo com maior abrangência, analisando áreas geográficas mais extensas, apesar de também ter um objetivo de monitoramento específico. Um exemplo é o monitoramento de obras rodoviárias focando na mitigação nos impactos negativos nos recursos naturais existentes ao longo das obras.
Há mais de 15 anos, a Apoema atua na viabilização de projetos ambientais e empreendimentos. A empresa trabalha com serviços de alto nível de qualidade, com rapidez e dinamismo na realização de suas atividades.
A Apoema possui profissionais treinados para a execução de análises, estudos, elaboração, implantação, treinamento, licenciamento e resgate. Todos os seus processos são eficientes para obter a satisfação de seus clientes e garantir a proteção ambiental.