Não é surpresa que, cada vez mais, aprender a língua inglesa esteja deixando de ser um diferencial para ser uma parte básica do aprendizado. Isso acontece justamente porque em muitas áreas, esse idioma acaba sendo o mais utilizado no mundo. Isso também vale para a sustentabilidade.
Por isso existem tantos termos do meio ambiente em inglês que são usados mesmo pelos falantes da língua portuguesa.
Conheça alguns termos do meio ambiente em inglês!
1- Environment
Environment é uma palavra essencial quando o assunto são os termos do meio ambiente em inglês. Isso porque ele literalmente significa “ambiente” e é muito utilizado quando o assunto é a saúde do ecossistema.
É muito comum ouvi-lo em suas diversas variações:
environmental – utilizada quando falamos de algo relacionado ao meio ambiente;
environmentally friendly – para falar sobre algo que impacta pouco ou nada no ecossistema;
2- Carbon footprint
Um dos termos do meio ambiente cada vez mais importantes é “carbon footprint”. Esta expressão faz referência à, também utilizada em português, “pegada de carbono”.
Trata-se de uma mensuração da quantidade de dióxido de carbono que uma atividade adiciona à atmosfera com sua atuação. Muitas empresas são examinadas como ambientais a partir de sua pegada de carbono!
3- Climate change
“Climate change” também é outro termo extremamente utilizado hoje em dia, justamente por sua importância. Significa “mudança climática” e pode ser utilizada quando se faz referência a mudanças na temperatura, vento e chuva, por exemplo. Cada vez mais as atuais conferências e debates internacionais são focados em resolver esta questão.
4- Global warming
Talvez esse você já tenha ouvido: “global warming”, que significa “aquecimento global”. Trata-se de um processo que vem acontecendo, devido ao impacto humano no meio ambiente. Ele gera o aumento das temperaturas registradas no planeta.
5- Sustainable
Utilizamos “sustainable” para nos referir a métodos ecologicamente corretos, maneiras de viver e fazer as coisas. É, basicamente, dizer que algo é “sustentável”.
As atividades produtivas da grande maioria das empresas acabam por gerar impactos ambientais e sociais ao seu entorno. Para minimizar esses efeitos, muitas organizações optam por obter algum tipo de certificação ambiental que demonstre credibilidade e valide a adoção de estratégias sustentáveis.
Dessa forma, a certificação ambiental assegura que as empresas possuem um diferencial produtivo relacionado a uma maior qualidade ambiental. Ou seja, comprovam que estão adotando ações necessárias para preservar o meio ambiente e reduzir seus impactos ambientais, desde a compra da matéria-prima até o descarte dos seus resíduos.
Transforme o seu negócio e torne-o mais sustentável com a ajuda de quem sabe tudo meio ambiente, conheça agora a Apoema! Nós auxiliamos a sua empresa a conciliar o que para a gente é muito importante: crescimento econômico, redução de custos e a conservação do meio ambiente.